Saiba Como Aplicar o Marketing De Relacionamento Na Advocacia

Marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que têm como objetivo alcançar e fidelizar clientes por meio de ações de engajamento e proximidade, oferecendo benefícios e fazendo com que eles se tornem disseminadores de uma marca.

Já não é novidade que os escritórios de advocacia vêm se adaptando ao marketing jurídico digital nos últimos anos. Isso faz com que os advogados estejam cada vez mais próximos de seus clientes, através de canais abertos onde o diálogo é a base.

Mas pode surgir a dúvida: será que essa proximidade é benéfica para meu empreendimento? A resposta é sim! E a melhor maneira de conciliar essa relação é trabalhando boas estratégias de marketing de relacionamento jurídico.

Aqui, vou te explicar melhor o que é esse formato, além de apresentar estratégias e dicas para te ajudar a aumentar a proximidade com os clientes e ainda captar novos. Tudo de maneira responsável e produtiva para o seu escritório!

Antes de tudo: por que investir em marketing?

O marketing consiste em um conjunto de estratégias de comunicação que visam aumentar a visibilidade de um negócio, fortalecer sua marca no mercado e atrair mais clientes

Pode ser colocado em prática por meio de diversos canais: redes sociais, sites, blogs, canais de e-mail, entre outros. Uma estratégia séria e com objetivos definidos pode afetar diretamente o Retorno Sobre Investimentos do seu escritório (veja mais sobre ROI na advocacia), garantindo saldo positivo.

Com isso, fica fácil entender por que é importante investir em marketing jurídico. Afinal, quem não deseja ser reconhecido e ampliar sua carteira de clientes, não é mesmo?

Mas investir em marketing vai além de garantir uma boa forma de ampliar conexões: contempla também aproximar as que você já possui. E é nisso que vou focar a partir de agora!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como objetivo fidelizar clientes por meio de engajamento e proximidade. As ações ocorrem nos mais diversos canais de comunicação, seja online ou offline, e englobam comunicação, qualidade de atendimento, entre outros fatores.

Esse relacionamento mais próximo é importante não só para sanar dúvidas ou para se fazer presente com maior frequência, mas também para fortalecer a marca e se posicionar como autoridade no mercado – o que contribui para se destacar diante da grande concorrência.

O avanço da tecnologia e dos canais de comunicação foram dois dos primeiros indícios de que estar mais próximo dos clientes pudesse ser o melhor caminho para conseguir superar expectativas e entregar, além de resultados, uma relação de confiança, em que ambas as partes se encontram satisfeitas com o que é prestado.

Nesse contexto, muitos profissionais precisam se atualizar e se aprofundar em temas que muitas vezes não são comuns na vida de um advogado, como estratégias de comunicação, atendimento ou marketing jurídico de conteúdo, por exemplo.

Tais habilidades se fazem necessárias na hora de trabalhar o canal de atendimento do seu blog, gerir uma crise que foge das normas éticas e voltam para o lado pessoal, ou até mesmo para trabalhar um e-mail marketing que ofereça conteúdos jurídicos interessantes e informativos.

Essa modernização também é necessária para temas mais comuns no meio jurídico, como as regras vigentes no Código de Ética da OAB, que limitam certas estratégias de comunicação, como a mercantilização de serviços, por exemplo.

Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?

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