Saiba Sobre o E-mail Marketing Para Advogados e Como Aplica-lo No Seu Negócio

Já pensou em poder compartilhar os seus conteúdos e serviços para sua cartela de clientes de uma forma automatizada? Fazer com que eles estejam sempre por dentro das novidades sem que você tenha que fazer um grande esforço manual?

Bom, a verdade é que isso é simples e muito usado em todas as áreas do mercado. É o famoso e-mail marketing!

Para ajudar você, vamos apresentar o que é o e-mail marketing, como fazer para escritórios de advocacia, apresentar as estratégias e dar dicas de como colocar em prática tendo em vista os possíveis retornos.

O que é e-mail marketing para advogados? 

Para introduzir esse novo assunto, vamos começar pela estratégia de uma maneira geral, explicando o que é e como funciona. Depois, vamos segmentar e aprofundar sobre as aplicações em escritórios de advocacia e no âmbito jurídico como um todo.

Em resumo, o e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que tem como base o disparo de e-mails com notícias, artigos ou ebooks, para um público segmentado. 

Pensando na aplicação na advocacia, essa segmentação pode ser feita através de uma base de clientes que o seu escritório já possui ou tem interesse em seus serviços. Seja através de formulário, inscrições ou fichas cadastrais.

Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam que essa estratégia é agressiva, por ser diretamente associada aos e-mails que recebemos indesejadamente e que muitas vezes vão diretamente para a caixa de spam.

Acontece que, com o avanço do marketing jurídico digital, ela se tornou uma das maneiras mais práticas e eficazes de nutrir os seus clientes e prospects com informações relevantes.

Uma prova da eficácia do e-mail marketing para advogados é que mais de 90% das pessoas adultas possuem e-mail e muitas usam ativamente a ferramenta. Ou seja, as chances de receberem os seus conteúdos é muito alta.

Quando você cria conteúdos interessantes, os clientes vão se tornando fiéis por perceberem que você tem interesse em oferecer mais que um serviço, mas também informações para seu crescimento.

E para quem pensa que essa pode ser uma estratégia muito evasiva, vale lembrar que toda lista de contatos criada precisa ter uma opção para a pessoa escolher se quer continuar recebendo as mensagens ou não. Dessa forma, ela se sente mais à vontade para aproveitar os conteúdos.

Como funciona o e-mail marketing para advogados

Para que fique mais claro, podemos comparar o e-mail marketing com uma lista de transmissão do WhatsApp, guardadas as proporções. A ideia é possuir uma lista segmentada que deseja receber conteúdos específicos.

Se você tem clientes mais jovens e mais ativos no meio online, pode encaminhar artigos inovadores e novidades sobre o mercado jurídico, pois é uma área que pode ser do interesse da maioria.

Caso tenha uma clientela de faixa etária mais elevada, encaminhar e-books e notícias podem ser um bom caminho para nutrir esses leads. E claro, fazer com que eles percebam o seu interesse em não só vender o seu serviço, mas em criar um bom relacionamento.

Vale também se atentar aos serviços solicitados por cada cliente. Por exemplo, se um cliente solicita por uma consultoria empresarial, vale colocá-lo por dentro das informações do mercado jurídico empresarial e assim respectivamente.

Um detalhe é que quando falamos de uma estratégia de marketing jurídico, seja ele digital ou não, é fundamental se atentar às regras vigentes no Código de Ética da OAB para não sofrer punições pelas ações de publicidade.

Sendo assim, vamos citar algumas etapas fundamentais para iniciar sua estratégia e para que seja possível ter um bom retorno com o e-mail marketing na advocacia.

1. Crie uma lista de contatos 

O primeiro passo é criar essa base de contatos autorizados, ou seja, pessoas que tenham interesse em receber os e-mails e que tenham passado as informações pessoais previamente.

Atenção! Muitas pessoas pensam que pode ser mais fácil comprar uma lista online, mas dessa maneira você não terá uma persona definida e consequentemente não atingirá o público que deseja.

Já tem cadastro? Faça seu login


Nossos artigos são exclusivos para os usuários registrados no ADV Parcerias. Crie uma conta gratuita para continuar lendo.

Criar conta

Crie uma conta gratuita para ter acesso ao conteúdo exclusivo do ADV Parcerias.