Como elaborar um Plano de Negócio para o Escritório de Advocacia
1. O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO?
O Advogado deve encarrar a profissão como um negócio. Por isso é necessário e fundamental executar um plano de negócio. Na trilha da advocacia, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações sobre o mercado, quais serviços jurídicos serão oferecidos, qual o perfil de clientes e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos da área de atuação, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da abertura e gestão do escritório.
1.1. Dados necessários
Várias medidas devem ser levadas em consideração para abrir ou reestruturar o escritório. É preciso saber o quanto antes qual a área de especialização (Família, trabalhista, empresarial, previdenciário, etc) e analisar o local onde funcionará o escritório são algumas medidas fundamentais.
1.2. Conhecer o perfil dos clientes
O estudo do perfil dos clientes deve ser feito de acordo com a área de atuação. Se a área será a empresarial, é preciso saber quais as necessidades das empresas para o oferecimento da advocacia consultiva e contenciosa. Se a área de atuação for cível, será preciso definir com mais cuidado o perfil, uma vez que a área é muito ampla.
1.3. Analisar a localização da empresa
Onde montar o escritório. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso na advocacia. Se você é um jovem advogado provavelmente ainda não construiu uma rede de relacionamentos suficiente para captar muitos clientes. A quantidade de clientes aumentará na medida em que o advogado passa a se relacionar com mais pessoas e ser conhecido. Mas isso leva tempo. Muito tempo.
Caso decida por alugar uma sala em algum edifício da cidade, você não ficará exposto e somente atenderá clientes indicados e com hora marcada. Ao contrário, se você alugar uma loja em uma rua movimentada da cidade o marketing será natural, pois as pessoas irão ler a placa de identificação do escritório e o fluxo de clientes será maior. Mas a diferença entre escolher uma ou outra opção, dependerá da área de atuação e do perfil da clientela que buscará com o negócio.
1.4. Conhecer as opções de marketing jurídico
O Marketing Jurídico é fundamental para o sucesso na advocacia. A indicação de clientes por outros clientes já não é mais suficiente para o seu nome se tornar conhecido. É preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis para "vender" a sua marca pessoal e profissional.
1.5. Projeção da necessidade de pessoal
Identifique o número de pessoas necessárias para o escritório e que qualificação elas deverão ter. Será necessária a contratação de secretária? estagiários e advogados associados?
Já tem cadastro? Faça seu login
Nossos artigos são exclusivos para os usuários registrados no ADV Parcerias. Crie uma conta gratuita para continuar lendo.
Criar conta