Mudar de área no Direito: como fazer de forma estratégica
Novas especializações em Direito surgem a cada dia para acompanhar a evolução do mundo moderno. Por isso, diante de tantas atualizações, mudar a área de atuação dentro do Direito é mais comum do que se imagina.
Fique tranquilo, esta fase pode surgir em diferentes momentos da vida de um advogado.
Seja recém-formado ou atuante na profissão há anos, se decidiu mudar de área no Direito, esta transição deve ocorrer de forma saudável e estratégica para sua carreira.
1- É possível mudar de área no direito?
Sim, é possível mudar de área no Direito, contudo, antes de entrar em uma nova atuação, é preciso atentar-se a pontos fundamentais. O primeiro passo a ser considerado é fazer uma mudança gradativa e estrategicamente planejada.
Por exemplo, um advogado que deseja deixar a área de Direito do Trabalho e pretende atuar no Direito Tributário, precisa aprofundar-se nas atualizações de leis, conhecer profissionais da área, adaptar a rotina aos novos clientes, estudar processos, entre outras medidas.
Além disso, é preciso conquistar experiência na nova atuação. Para tal, processos de menor porte e muito estudo para conhecimento da área serão bem-vindos em um primeiro momento.
2- Três dicas práticas para mudar de área no Direito
Antes de dar este grande passo em sua trajetória profissional, é preciso ter cautela e dividir a mudança em etapas. Lembre-se de fazer desta transição algo positivo para a própria carreira.
Afinal, se você decidiu mudar de área na advocacia, será preciso adaptar sua rotina e prevenir possíveis erros na transição de carreira. Para isso, veja estas dicas práticas.
Crie um planejamento
Após decidir para qual área pretende migrar, estabeleça metas e objetivos para que a transição entre uma e outra especialidade não seja um mero desejo. Imponha datas factíveis para que seu plano possa ser executado sem interrupções ou mudanças de rota.
Reforce seu networking
Converse com advogados que encararam o mesmo processo de mudança de área para saber os pontos positivos e negativos da transição. Além disso, aproxime-se de profissionais atuantes no segmento em que você aspira entrar, para ter acesso a informações sobre a rotina e o mercado de trabalho.
Já tem cadastro? Faça seu login
Nossos artigos são exclusivos para os usuários registrados no ADV Parcerias. Crie uma conta gratuita para continuar lendo.
Criar conta