Mercado do Direito: a área está realmente saturada?

Você já deve ter ouvido que o Mercado do Direito está saturado e por isso está cada vez mais difícil seguir a carreira. Mas até que ponto isso é verdade? 

O mercado do Direito é um dos mais tradicionais do Brasil, o que faz a competitividade na área ser bastante alta. Segundo o Conselho Federal da OAB, no país existem mais de 1 milhão de advogados registrados. Esse dado pode assustar, afinal, é um grande número de profissionais para o mercado. 

Sendo conhecido por oferecer boas oportunidades, o mercado do Direito também é exigente quando se trata de profissionais qualificados. Seja para passar em um concurso público ou atuar no setor privado, é preciso desenvolver uma base sólida e se manter sempre atualizado. Pois, a todo momento surgem novas leis e decisões. 

Mas será que ainda é possível se destacar ou a área está realmente saturada? É o que vamos responder ao longo do texto, por isso, continue lendo para saber mais.

1. Como é o mercado de trabalho no Direito?

O mercado de Direito é amplo e continua crescendo com várias possibilidades dentro da carreira. Mas, ao mesmo tempo, a quantidade de profissionais na ativa também aumentou. Desta forma, desequilibrando a balança da oferta e procura. Afinal, qual estudante de Direito nunca ouviu que o mercado está saturado? 

Ainda bem que o campo jurídico é bastante amplo, o que diminui um pouco a concorrência por uma vaga de emprego. Por mais que existam muitos profissionais formados em Direito, a abrangência garante um número suficiente de oportunidades de emprego. Basta correr atrás!  

Além do segmento jurídico ter boa oferta de vagas, ele também oferece boa remuneração. Segundo o Guia Salarial da Robert Half de 2020, muitas áreas pagam acima de R$7.000. Podendo chegar até a R$30.000 nas carreiras jurídicas e magistraturas.

2. Como é a carreira no mercado do Direito?

O mercado do trabalho em Direito se divide em três principais carreiras, sendo elas: advocacia, setor público e acadêmica. O Direito ainda permite que o profissional trabalhe totalmente de forma autônoma, se quiser. Conheça melhor as possibilidades:

Advocacia

A advocacia é o segmento que atende ao maior número de graduados, sendo uma carreira que está sempre em alta. O profissional que segue essa área, atua na representação jurídica das pessoas, defendendo seus interesses dentro e fora de processos judiciais.

Na Advocacia há duas grandes modalidades: preventiva e contenciosa. A diferença está na existência ou não de um conflito Se houver conflito, a tendência é o início de um processo judicial, logo, a atuação contenciosa.

Alguns profissionais usam o conhecimento jurídico para iniciar empreendimentos também em outras áreas. Sendo possível trabalhar em empresas de segmentos diversos, como cartórios e bancos, por exemplo.

Setor Público

Já para quem opta pelo setor público, o concurso público é a principal via de acesso às vagas. Sendo aplicadas provas de conhecimento e, em alguns casos, de títulos para ranquear os candidatos e selecionar os mais bem colocados. É o desejo de muitos graduados em Direito, por causa da estabilidade e boa remuneração.

Já tem cadastro? Faça seu login


Nossos artigos são exclusivos para os usuários registrados no ADV Parcerias. Crie uma conta gratuita para continuar lendo.

Criar conta

Crie uma conta gratuita para ter acesso ao conteúdo exclusivo do ADV Parcerias.