Vocação para a Advocacia. Você já descobriu se a possui?
O tempo necessário que o advogado deve ter para alcançar a estabilidade profissional é de dez anos, em média. A carreira do advogado é construída com reputação e credibilidade, valores que são conquistados ao longo da carreira através da experiência adquirida e do sucesso acumulados. Além do mais, abrir um escritório é caro e assumir dívidas no início da carreira sem a certeza de que possui a vocação para a advocacia é temerário. Toda realização profissional depende da vocação. Caso contrário, o acúmulo financeiro será apenas uma poupança para uma vida confortável e sem prazer. Quando descobrimos nossa verdadeira vocação, nossa vida passa a ter sentido. Não apenas na esfera profissional. Falar de algo que detestamos é muito ruim, praticá-lo diariamente é pior. Praticá-lo por uma vida inteira é ainda pior.
Existem vários “sinais” ao longo da carreira que demonstram se o advogado tem vocação ou não. A falta de interesse em se atualizar em relação à legislação; acomodar-se e não criar alternativas de captação de novos clientes; sentir-se desestimulado em atender um cliente e ir ao fórum para analisar um processo; demorar tempo demais para redigir uma nova petição; deixar para o último dia do prazo para protocolar um recurso, são alguns dos sinais, no início da carreira, que podem significar o início desastroso na profissão.
Não querendo exagerar, mas o fato é que há muitas pessoas sofrendo terrivelmente porque estão envolvidas em profissões que odeiam. Algumas delas sofrem pressão tão forte que do estresse no trabalho começam a entrar em depressão e a ter vários outros problemas. Para muitas pessoas a advocacia se tornou uma verdadeira tortura diária.
Não porque estas pessoas não gostam de advogar… não! Mas porque nasceram para fazer outra coisa, completamente diferente!
É mais ou menos assim… você é apaixonado por certos assuntos, certos tipos de trabalho ou uma profissão específica (você tem vocação e talentos naturais para isso)… mas por algum motivo, você foi forçado a desempenhar um trabalho que você não gosta.
Talvez por causa da necessidade financeira ou por pressão de familiares.
Já tem cadastro? Faça seu login
Nossos artigos são exclusivos para os usuários registrados no ADV Parcerias. Crie uma conta gratuita para continuar lendo.
Criar conta