Saiba Como Iniciar Um Escritório Com Advogados Associados
Advogados associados são profissionais que atuam em escritórios de advocacia, mas não são nem empregados, nem sócios. O processo de contratação se assemelha ao de profissionais autônomos. A diferença é que advogados associados têm direito à participação nos resultados do escritório.
Desde 1994, o Conselho Federal da OAB regulamentou a contratação de advogados associados. Nem sócio, nem empregado: esses advogados contam com um sistema de contratação mais flexível e podem ser os profissionais ideais para muitos escritórios.
No entanto, por se tratar de um modelo de contratação específico, escritórios que optam por ter um time de advogados associados devem ter certos cuidados.
Um contrato de associação, por exemplo, é essencial para evitar desentendimentos e situações que eventualmente configurem como vínculo empregatício.
Já a autonomia é um aspecto importante nesse modelo de contratação. Porém, os termos devem ser alinhados claramente entre o escritório contratante e a advogada ou advogado contratado.
São muitos os detalhes e nós trouxemos os principais em profundidade para você! Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que são advogados associados?
Explicando de forma simplificada, advogados associados são profissionais que não são nem empregados, nem sócios. O processo se assemelha ao de contratação de um autônomo, porém, neste caso, a advogada ou o advogado tem direito à participação nos resultados.
Advogados associados possuem maior autonomia profissional. Como não existe vínculo empregatício, o profissional não está sujeito à subordinação ou controle de jornada.
Além disso, não existe exclusividade. Portanto, nada impede que o profissional associado atue para outros escritórios, para os seus próprios clientes ou mesmo como correspondente.
Outro ponto importante nesse modelo de trabalho diz respeito ao direito à participação nos resultados do escritório.
Participação nos resultados x participação nos lucros
Participação nos resultados não é o mesmo que participação nos lucros.
Já tem cadastro? Faça seu login
Nossos artigos são exclusivos para os usuários registrados no ADV Parcerias. Crie uma conta gratuita para continuar lendo.
Criar conta